quarta-feira, 17 de julho de 2013

2 ANOS SEM HARRY POTTER

 


Este mês estamos fazendo uma triste comemoração, uma comemoração que tenho certeza que nenhum fã de Harry Potter gostaria de comemorar, afinal, não é realmente uma comemoração, pois não é uma coisa feliz. Dia 15 de Julho deste ano, é o dia em que os fãs aclamam a Saga de maior sucesso na Literatura e nos Cinemas, 2 Anos sem Harry Potter.
Harry Potter é uma série de aventuras fantásticas escrita pela britânica J. K. Rowling. É constituída por sete livros e, desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, ganhou grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deu origem a filmes, videojogos, entre outros itens.
Os livro foram um sucesso, desde o primeiro dia de publicação, em 1997, ate Dezembro de 2011, segundo o IBOPE, aproximadamente 1,2 Bilhões de livros da Saga do bruxinho foram vendidos em todo o Mundo, a serie foi traduzida em 67 idiomas, sendo assim, a serie que foi traduzida a maior quantidade de idiomas desde a Bíblia. Dos 7 livros de Harry Potter, o que mais vendeu foi "Harry Potter e a Pedra Filosofal" com cerca de 180 Milhões de Exemplares Vendidos ate Dezembro de 2011. Graças a esse estrondoso sucesso, J.K Rowling foi a primeira pessoa a se tornar Bilionária escrevendo livros, e também se tornou a Mulher mais rica na Historia da literatura. No Brasil, os livros são publicados pela Editora Rocco, e pela Editora Presença em Portugal.
A Serie de livros se finalizou em 2007 o ultimo livro, "Harry Potter and the Deathly Hallows" (no Brasil traduzido como "Harry Potter e as Relíquias da Morte", e em Portugal, como "Harry Potter e os Talismãs da Morte"), foi lançado nos Estados Unidos em 21 de Julho de 2007, segundo alguns jornais americanos, 500 Livrarias fizeram pedidos de 200 mil Exemplares cada livraria, e todos os livros esgotaram em 24 horas. No Brasil o ultimo livro foi lançado em 10 de Novembro de 2007, e vendeu 1 Milhão de exemplares somente nos três primeiros dias de vendas, somente no pais.
Os sete livros deram origem a oito filmes, com o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, sendo dividido em duas partes: uma lançada em 19 de Novembro de 2010, e a outra em 15 de Julho de 2011.
A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto dos Muggles - termo traduzido para o Brasil como "Trouxas" (aqueles que não são bruxos). Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Voldemort (Tom Marvolo Riddle). Na noite da sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter, e matou Lilian e Thiago Potter. Entretanto, quando voltou sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry, o seu maldição da Morte#Avada Kedrava voltou-se contra ele. Voldemort só não morreu por causa de suas Horcruxes, porém com o corpo destruído, Voldemort tornou-se um espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo; Harry, enquanto isso, foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Harry tornou-se conhecido como "O Menino que Sobreviveu" no mundo dos feiticeiros, por ter sido o único que sobreviveu quando lord Voldemort decidia matar.
Em seguida, o órfão Harry Potter é criado pelos seus tios, os TrouxasValter Dursley e Petunia Dursley. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproxima, Harry tem seu primeiro contato com o mundo mágico quando recebe cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que são roubadas pelos tios antes que ele possa lê-las. No seu décimo primeiro aniversário, Harry é informado por Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, que ele é um bruxo e por isso tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Cada livro registra uma ano da vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar e controlar a [magia].Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.
Por ser uma série na qual cada livro equivale a cerca de um ano de vida do protagonista, seu conteúdo amadurece conforme Harry cresce. Os leitores que começaram a ler a saga ainda muito jovens também vão amadurecendo enquanto lêem. A estrutura da história, inclusive, torna-se mais complexa e sofisticada a cada volume.
Os livros de Rowling se passam nos anos 1990, na Inglaterra "trouxa" moderna, com carros, telefones e videogames. Os problemas no mundo mágico são sólidos e reais como os do nosso mundo - preconceito, depressão, ódio, sacrifício, pobreza, morte.
Um dos temas mais recorrentes ao longo da série é o amor, retratado como uma poderosa forma de magia. Dumbledore acredita que a capacidade de amar permitiu que Harry resistisse às tentações de poder de Voldemort em seu segundo encontro, não permitiu que o vilão se apossasse do corpo de Harry em seu quinto ano, e será responsável pela derrota final de Voldemort.
Em contraste, outro tema importante é a morte. "Os meus livros abordam bastante a morte. Começam com a morte dos pais de Harry. Há a obsessão de Voldemort em derrotar a morte e conquistar a imortalidade a qualquer preço [...]. Eu percebo porque é que Voldemort quer conquistar a morte. Todos nós temos medo dela", disse Rowling. De fato, o nome de Voldemort significa "vôo da morte" em Latim e Francês, e "roubar a morte" em Francês e Catalão. Os livros colocam o bem contra o mal e o amor contra a morte. A perseguição de Voldemort para evitar a morte, que inclui episódios como beber sangue de unicórnio e separar a sua alma através do uso de horcruxes, contrasta com o sacrifício de Lilian Potter, o amor por Harry e a magia extraordinária que o seu gesto deixou nele, um sacrifício que Voldemort nunca poderá entender ou apreciar.
O preconceito e a discriminação são também amplamente abordados ao longo dos livros. Harry aprende que existem feiticeiros Sangue-Puro (oriundos de famílias onde só há bruxos) que abominam os sangue-ruim (bruxos de ascendência bruxa e trouxa ou ainda bruxos que vieram de uma família só de muggles) e os consideram inferiores. O meio termo são os bruxos Mestiços, ou seja, que tem um dos pais muggle (ou de família muggle), e o outro pertencente a comunidade bruxa. Os mais preconceituosos dentro da comunidade mágica levam estas designações mais longe, utilizando-as como um sistema de graduação para ilustrar o valor de um feiticeiro, considerando os de Sangue-Puro como sendo superiores e os sangue-ruim como desprezáveis. Fora os preconceitos em relação aos humanos, existe um afastamento dos não-humanos e até parcialmente-humanos.
Outro importante tema decorre sobre as escolhas. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Dumbledore faz, talvez, sua mais importante declaração sobre o assunto: "São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades".
Dumbledore aborda esse tema novamente em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando diz a Cornelius Fudge que mais importante do que como se nasce, é o que a pessoa se torna ao crescer.
Assim como para muitas personagens ao longo dos livros, o que Dumbledore considera "uma escolha entre o que está certo e o que é fácil", tem sido um marco na carreira de Harry Potter em Hogwarts e as suas escolhas estão entre as características que melhor o diferenciam de Voldemort. Tanto Harry como Voldemort foram órfãos criados em ambientes difíceis, fora o fato de partilharem características que incluem, como Dumbledore afirmou, "um raríssimo dom ofidioglota — sabedoria, determinação" e "um certo desapreço por regras". Contudo, Harry, ao contrário de Voldemort, decidiu conscientemente adotar a amizade, a bondade e o amor, enquanto que Voldemort escolheu propositalmente rejeitá-los.
Enquanto que tais idéias sobre amor, preconceito e escolha estão, como afirma J.K. Rowling, "profundamente cravadas em todo o enredo", a autora prefere deixar que os temas "cresçam organicamente", em vez de conscientemente tentar transmitir essas idéias ao leitor. A amizade e a lealdade são talvez os temas mais "orgânicos" de todos, aparecendo principalmente na relação entre Harry, Ron e Hermione, relação essa que permite que estes assuntos se desenvolvam naturalmente à medida que os três personagens crescem, que a sua relação amadurece e que as suas experiências acumuladas em Hogwarts testem a fidelidade dos três amigos. Essas provas tornam-se progressivamente mais difíceis, acompanhando o tom cada vez mais escuro e misterioso dos livros e a natureza geral da adolescência.
Harry Potter é simplesmente uma serie COMPLETA, que aborta temas, e simples, e ao mesmo tempo, temas delicados que não é bem de costume em livros infantis. Quando digo livros infantis, não estou dizendo que os livros são para crianças, ao decorrer do aumento do sucesso, pessoas de todas as idade começaram a ler a serie, e com isso, veio acusações de plágios. 
A escritora J.K. Rowling lançou o primeiro livro da série Harry Potter cerca de dez anos depois do lançamento da primeira minissérie em quadrinhos "Livros da Magia". Para surpresa dos fãs de quadrinhos, o garoto desenhado na capa da obra de J. K. Rowling (que, assim como Tim Hunter, era um mago adolescente) tinha uma aparência bastante semelhante ao protagonista da obra de Neil Gaiman: inglês, órfão, magro, franzino, cabelos com corte semelhante e óculos de armação plástica escura, e tendo uma coruja como mascote.
No entanto o teor de cada publicação é bastante diferente. Enquanto "Harry Potter" é uma obra infanto-juvenil, "Livros da Magia" é voltado para um público mais velho e apresenta situações mais chocantes.
O próprio Neil Gaiman declarou numa entrevista que não acreditava que Rowling o tivesse plagiado ao criar seu personagem. Ele a defendeu dizendo que "o arquétipo do jovem feiticeiro tem vários outros precedentes na literatura".
As versões para cinema de Harry Potter encerraram-se com o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, que foi dividido em dois filmes de mais de 2 horas de duração cada um. O segundo, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II, foi lançado no dia 15 de julho de 2011, tornando-se a maior bilheteria da série e a 3ª maior bilheteria da história do cinema, porem, perdeu o Pódio de estar nos 3° filmes de maior bilheteria de todos os tempos para "Os Vingadores". Todos os filmes de Harry Potter estão entre os 100 filmes de maiores bilheterias de todos os Tempos, sendo que o de menor bilheteria esta na 36° posição e o de maior esta em 4°!
Ranking de acordo com bilheteria mundial.
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011) - US$1.328.111.219 (Maior Bilheteria Mundial)
Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) - US$974.755.371
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010) - US$956.399.711
Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) - US$939.885.929
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) - US$934.416.487
Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) - US$896.911.078
Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) - US$878.979.634
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) - US$796.688.549 (Menor Bilheteria Mundial)
Em Junho de 2006, Rowling, anunciou no talk show britânico Richard & Judy que o capítulo fora modificado, e que um personagem "teve uma segunda chance" e dois outros que anteriormente sobreviveriam foram, afinal, mortos. Ela também disse que podia ver a lógica em "matar" Harry para evitar que outros escritores escrevessem sobre a vida dele após Hogwarts.
Quanto a existência de outros livros de Harry Potter além do sétimo, Rowling disse que iria escrever mais um livro, mas que ela não continuará a vida de Harry e seus amigos. 
O próximo livro seria uma espécie de enciclopédia sobre o mundo dos bruxos, contendo idéias e fragmentos de informação que não foram relevantes o suficiente para entrar na trama dos livros um epílogo, ou um livro com outro protagonista no papel central, pois a autora acredita que já contou a história de Harry Potter. 
Ela também disse que não irá escrever qualquer tipo de prequela para seus livros, já que, com o sétimo livro, toda a história anterior necessária já foi revelada. 
Apesar disso, numa entrevista concedida ao programa Oprah, a autora revela que, apesar de não ter intenção de continuar com novas histórias de Harry, não dirá que "nunca" escreverá uma nova sequência.
Período da História
Harry Potter e a Pedra Filosofal (1981-1991-1992)
Harry Potter e a Câmara Secreta (1992-1993)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1993-1994)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (1994-1995)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (1995-1996)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (1996-1997)
Harry Potter e as Relíquias da Morte (1997-2016)
Depois disso, podemos ver que Harry Potter não é somente uma serie de Grande bilheteria e sim uma Historia épica que viverá para sempre nos corações de 33,897% do Planeta Terra ate 2015, segundo a NASA.
INFELIZMENTE ESSA MAGNIFICA SERIE TERMINOU, POREM, NÃO PODEMOS DIZER QUE ACABOU, NEM A AUTORA DA SERIE DISSE, PORQUE, TERÍAMOS QUE DIZER!
Fonte: Visitor's Guide to Hogwarts. The Harry Potter Lexicon (21 May 2009). Arquivado do original em 24 July 2011. Página visitada em 24 July 2011.
Allsobrook, Dr. Marian (18-06-2003). Potter's place in the literary canon. BBC. Página visitada em 2007-10-15.
Os 11 livros mais vendidos da História, segundo a "Christian Retailing Magazine.
"Autora de "Harry Potter" não descarta possibilidade de novo livro", Folha.com, 07-07-2011. Página visitada em 13-07-2011.
"Saiba quais são os livros de Harry Potter que mais venderam", Abril.com, 31-07-2008. Página visitada em 2010-08-16.
Watson, Julie and Kellner, Tomas. "J.K. Rowling And The Billion-Dollar Empire". Forbes.com, 26 de Fevereiro de 2004.
"Plot summaries for the first five Potter books" (em Inglês). Ebooke.com. Página visitada em 21 de abril de 2012.
 Muggles next news.
Harry Potter Works His Magic Again in a Far Darker Tale.
J.K. Rowling Hogwarts And All.
Rowling, J.K.. 'Harry Potter e a Ordem da Fênix (edição Portuguesa). [S.l.: s.n.], 2003. 681 p.
Rowling, J.K.. 'Harry Potter e o Principe Misterioso (edição Portuguesa). [S.l.: s.n.], 2005. 399 p.
"There would be so much to tell her ..." (Haveria tanto para contá-la ...) The Daily Telegraph. Acessado em 29 de Junho de 2006.
a b Rowling, J.K.. 'Harry Potter e a Câmara Secreta (edição brasileira). [S.l.: s.n.], 2000. 280 p.
Rowling, J.K.. 'Harry Potter e o Cálice de Fogo (edição Portuguesa). [S.l.: s.n.], 2000. 562 p.
a b "Mzimba, Lizo, moderator. Interview with Steve Kloves and J.K. Rowling (Mzimba, Lizo, moderador. Entrevista com Steve Kloves e J.K. Rowling)", Quick Quotes Quill, Fevereiro de 2003.
"J. K. Rowling", por Leslie Ellen Jones, NoveList/EBSCO Publishing, 2003, acessado em 9 de Setembro de 2005
 J K Rowling at the Edinburgh Book Festival.
Origem dos Nomes em Harry Potter.
a b ""Wild About Harry (Louco por Harry)"", The New York Times, 23 de julho de 2000.
Rowling, J.K.. Biography (Biografia). JKRowling.com. Página visitada em 2006-05-21.
"J.K. Rowling interview transcript, The Connection (Transcrição de entrevista com J.K. Rowling)", Quick Quote Quill, 12 de Outubro de 1999.
Barnes & Noble.com.
Lawless, John. Nigel Newton. BusinessWeek Online. Página visitada em 2006-09-09.
Savill, Richard. Harry Potter and the mystery of J K's lost initial (Harry Potter e o mistério da inicial perdida de J K). The Daily Telegraph. Página visitada em 2006-09-09.
"Books' Hero Wins Young Minds (Herói de livros ganha jovens mentes)", The New York Times, 12 de Julho de 1999.
Capa dos Áudio-books.
Potterish: Entrevista - Lia Wyler - Omelete 6 de dezembro de 2005.
"Reading 'cuts childhood injuries' (Leitura corta acidentes infantis)", BBC News, 23 de Dezembor de 2005.
"New Study Finds That the Harry Potter Series Has a Positive Impact on Kids' Reading and Their School Work (Novo estudo descobre que a série Harry Potter tem um impacto positivo ma leitura e no desempenho escolar da crianças)", Yahoo! News, 25 de Julho de 2006.
7 ideias para aproveitar Harry Potter: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/7-ideias-aproveitar-harry-potter-633708.shtml
Harry Potter na escola: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/harry-potter-escola-485213.shtml
"Harry Potter casts spell at checkouts (Harry Potter lança feitiço nos caixas)", Times Online, 18 de Julho de 2005.
"Potter book smashes sales records (Livro de Potter quebra recordes de vendas)", BBC, 18 de Julho de 2005.
"'Muggle' Goes into Oxford English Dictionary ('Muggle' vai para o Dicionário de Inglês Oxford)", CBBC Newsround, 24 de Março de 2003.
"Harry Potter and the Childish Adult (Harry Potter e o adulto infantilizado)", New York Times, 7 de Julho de 2003.
Bloom, Harold. Dumbing down American readers (Calando os leitores americanos). Boston.com. Página visitada em 2006-06-20.
"A. S. Byatt and the goblet of bile (A.S. Byatt e o cálice de bile)", Salon.com, 8 de Julho de 2003.
Arthur, Levine. Awards (Prêmios). Arthur A. Levine Books. Página visitada em 2006-05-21.
http://portaldaclube.globo.com/noticia.php?hash=17c3dfc93f945729eaadce63f0125036&id=38566
"Potter book sales top 300 million (Vendas dos livros de Potter ultrapassam 300 milhões)", BBC, 4 de Outubro de 2005.
"J.K. Rowling Richer than the Queen J.K. Rowling mais rica que a rainha", BBC, 27 de Abril de 2003.
"Harry Potter Brand Wizard (Harry Potter especialista em marcas)", Business Week, 21 de Julho de 2005.
"WiGBPd About Harry", Australian Financial Review, 19 de Julho de 2000.
"Harry Potter and the Philosopher's Stone (Harry Potter e a Pedra Filosofal)", Guardian Unlimited, 16 de Novembro de 2001.
"For Spielberg, making a Harry Potter movie would have been no challenge (Para Spielberg, fazer um filme de Harry Potter não teria sido um desafio)", Hollywood.com, 5 de Setembro de 2001.
Rowling, J.K.. Rubbish Bin: J K Rowling 'veto-ed Steven Spielberg (Lata de lixo: J K Rowling vetou Steven Spielberg). J.K. Rowling.com. Página visitada em 2006-06-20.
"David Yates to Direct Harry Potter and the Order of the Phoenix for Warner Bros. Pictures (David Yates dirigirá Harry Potter e a Ordem da Fênix para a Warner Bros. Pictures)", Time Warner, 19 de Janeiro de 2005.
IGN: Trouble Brewing with Potter Casting? (Problemas com a seleção do elenco de Potter?). ign.com. Página visitada em 7 de Janeiro de 2006.
"Press Release: Radcliffe, Grint, and Watson Selected (Boletim à imprensa: Radcliffe, Grint e Watson selecionados)", Warner Brothers, 21 de Agosto de 2000.
"Harry Potter and the Order of the Phoenix commences production (Início da produção de Harry Potter e a Ordem da Fênix)", Warner Brothers: Daily Prophet, 2 de Fevereiro de 2006.
Harry Potter and the Order of the Phoenix (Harry Potter e as Ordem da Fênix). IMDB.com.
"Mzimba, Lizo, moderator. Interview with Steve Kloves and J.K. Rowling (Mzimba, Lizo, moderador. Entrevista com Steve Kloves e J.K. Rowling)", Quick Quotes Quill, 3 de Fevereiro de 2003.
Página de Michael Goldenberg no Potterish.
Potterish - Steve Kloves fala sobre a adptação de EdP.
 "Confirmed: HBP movie release date (Confirmada: data de lançamento do filme Enigma do Prícipe)", MuggleNet, 2006-4 de Agosto.
Potterish (19/11/10). Em cartaz: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1!.
Potterish. Relíquias da Morte 1 arrecada $61.2 milhões em seu primeiro dia.
All Time Worldwide Box Office Grosses. Box Office Mojo. Página visitada em 24-07-2009.
Harry Potter and the Sorcerer's Stone. Box Office Mojo. Página visitada em 05-08-2011.
Harry Potter and the Chamber of Secrets. Box Office Mojo. Página visitada em 05-08-2011.
Harry Potter and the Prisoner of Azkaban. Box Office Mojo. Página visitada em 05-08-2011.
Harry Potter and the Goblet of Fire. Box Office Mojo. Página visitada em 05-08-2011.
Harry Potter and the Order of the Phoenix. Box Office Mojo. Página visitada em 05-08-2011.
Harry Potter and the Half-Blood Prince. Box Office Mojo. Página visitada em 05-08-2011.
Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1 (2010). Box Office Mojo. Página visitada em 05-08-2011.
Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 (2011). Box Office Mojo. Página visitada em 09-08-2011.
http://www.the-numbers.com/movies/series/franchises.php
Último Segundo (09-08-2011). Último "Harry Potter" é a terceira maior bilheteria da história (em português). Página visitada em 09-08-2011.
JKR On Richard & Judy – Transcript (JKR em Richard & Judy – Transcrição). Mugglenet.com. Página visitada em 2006-06-29.
""The Leaky Cauldron and MuggleNet interview Joanne Kathleen Rowling: Part One(The Leaky Cauldron e MuggleNet entrevistam Joanne Kathleen Rowling: parte um)"", Quick Quotes Quill, 16 de Julho de 2005.
 ""Autora diz que pode dar continuidade à série "Harry Potter"", BBC, 30 de Dezembro de 2007.
"Edinburgh Book Festival (Festival do Livro de Edimburgo)", JK Rowling.com, 15 de Agosto de 2004.
 Potterish. J.K. Rowling no Oprah Winfrey Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário